Anel ou alianças? Qual escolher para oficializar o pedido de casamento.

Anel ou alianças? Está na hora de escolher o acessório? Essa é a dúvida de grande parte dos casais que decidem oficializar o pedido de casamento.

Dúvidas entre alianças ou anel para oficializar o pedido de casamento, é mais comum do que imaginamos!

Essas dúvidas partem tanto do noivo que deseja fazer uma surpresa para seu amor e não sabe o que comprar. Quanto da noiva, quando o desejo de oficializar a união é dos dois e chega o momento de escolher o acessório juntos.

Confesso que sempre tive dúvidas sobre o assunto, e até um pouco de resistência quanto ao anel de noivado. Meu pensamento era: “Se apenas eu irei usar o anel, como saberão que o Paulo está noivo?”.

Imagino que há várias outras pessoas com o mesmo pensamento, então resolvi pesquisar um pouco mais sobre a diferença entre os dois.

Via cnvphotos.com

Em outros países, tradicionalmente o pedido de casamento é realizado com o anel de noivado, já as alianças são usadas posteriormente, a partir da oficialização do matrimonio.

Esse costume vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil! Apesar disso, noivar com o anel solitário ainda não é tão comum, grande parte dos casais optam pelo uso das alianças nesse momento.

Se você ainda não decidiu se irá comprar um par de alianças ou um anel de noivado, saiba que não há uma regra quanto ao que deve ser usado, essa é uma decisão do casal!

Vamos entender um pouquinho mais sobre cada um deles:

1O anel de noivado

Essa é uma joia usada apenas pela noiva, do pedido de casamento até a oficialização do matrimonio.

Tradicionalmente, em outros países, é usado um solitário no dedo anelar esquerdo. Como já devem ter reparado, durante período de noivado, temos o costume de usar as alianças no dedo anelar direito, devido a isso há quem use o anel de noivado no mesmo dedo.

O solitário é um modelo clássico, feito em ouro branco e uma pedra de diamante.

Atualmente tudo que envolve o casamento está cada vez mais personalizado com o gosto, estilo e desejo dos noivos. Para os casais que desejam fugir do tradicional, o anel de noivado também poderá ser criado de acordo com o gosto da noiva.

Geralmente, o noivo a surpreende com um pedido e presenteia com o anel (e as noivas amam!).

2As alianças

Via Google

As alianças são uma joia usada pelo casal após a oficialização do matrimonio.

Tradicionalmente são feitas em ouro amarelo e usadas pelo casal no dedo anelar direito, durante o período de noivado. Ao se casar, o casal passa a usa-las no dedo anelar esquerdo!

As alianças também podem ser personalizadas de acordo com o gosto do casal. Atualmente existe uma grande variedade de modelos, metais, cores, acabamentos, pedras preciosas e preços.

Leia também: “Tudo que precisa saber para escolha das alianças perfeitas!”

Chega o momento de escolher o acessório e surgem algumas dúvidas como:

Podemos usar as alianças durante o noivado?

Claro!!! Como tudo que envolve a celebração do casamento, não existe certo ou errado.

É importante lembrar que caso optem pelo anel de noivado seu gasto será maior, já que posteriormente será preciso comprar o par de alianças.

Antes de decidir qual dos dois comprar, tenha claro suas prioridades e condições financeiras.

Podemos usar o anel e a aliança durante o noivado?

Sim!!! Essa é uma opção para quem sonha em usar um anel de noivado, mas também deseja que o noivo use um acessório para registrar esse momento.

Se for o seu desejo e suas condições financeiras permitir, fique à vontade para usar tanto a aliança, quanto o anel.

O que você prefere, anel ou aliança? Me conte nos comentários!

Gestora financeira, especialista em controladoria financeira, apaixonada por casamentos e tudo que envolve a vida a dois!