Brunch: Como surpreender os convidados e economizar no cardápio

Comum em comemorações e casamentos “gringos” esse estilo de recepção começou a ganhar forças por aqui com essa onda de casamentos cada vez mais intimistas, autênticos e a luz do dia.

Se você nos acompanha nas redes sociais, sabe que falo constantemente sobre formas de reduzir o investimento do grande dia e ainda sim ter esse sonho realizado. E uma delas é adaptando esse sonho a sua realidade, incluindo o cardápio e os pratos a serem servidos na recepção.

Sim, é possível adaptar o seu cardápio à proposta e estilo definidos para esse dia, e principalmente ao orçamento disponível!!!

O Brunch é uma ótima opção para quem busca um cardápio mais alternativo, além de um estilo de casamento leve e descontraído. Bem moderno e charmoso, esse estilo de recepção é realizado pela manhã e apresenta um mix de delícias que prometem encantar os convidados.

Mas você sabe o que realmente é um Brunch?

De origem britânica essa é uma recepção que combina pratos leves e que geralmente servidos no café de manhã (breakfast) e no almoço (lunch). Com isso, é comum em recepções de curta duração, iniciando pela manhã e estendendo pelo início da tarde.

Frequente em comemorações e casamentos “gringos” esse estilo de recepção começou a ganhar forças por aqui com essa onda de casamentos cada vez mais intimistas, autênticos e a luz do dia. Por aqui o Brunch é facilmente confundido com o café colonial, outro estilo de recepção. No entanto, esse último geralmente é realizado em casamentos que acontecem no fim da tarde e se estendem ao anoitecer.

Apesar da curta duração e do cardápio diferenciado, o Brunch não necessariamente é sinônimo de um casamento simples!

Isso mesmo! O seu casamento não será mais simples ou menos especial devido a escolha de um Brunch para recepcionar seus convidados. São os detalhes que fazem toda diferença num casamento e a riqueza deles é que tornará seu evento charmoso e encantador.

Quer saber mais sobre esse estilo de recepção e como fazê-lo? Então confira alguns detalhes abaixo.

1. Horário

Além do cardápio, o que define esse estilo de recepção é o horário. Com uma duração média de 4 horas, normalmente o casamento se inicia por volta das 10:00 horas da manhã e a recepção logo após a cerimônia, encerrando até as 14:00 horas da tarde.

2. Convite

Sabemos que os convidados geralmente criam uma expectativa do que será o casamento ao receber o convite né? Por isso é muito importante que o convite remeta a proposta do casamento, leve e descontraído. Além de especificar que a recepção será um Brunch.

Se possível explique aos convidados como é esse tipo de evento. Muitos não conhecem esse estilo e dessa forma eles já vão preparados e sabendo que será uma recepção curta e não criarão falsas expectativas em relação a esse momento.

3. Local

Não há um local ideal para esse tipo de comemoração. Mas como geralmente é realizada para um número reduzido de convidados, é interessante escolher lugares aconchegantes e intimistas. Algumas opções de locais são em restaurantes, bistrôs, sítios, chácaras, fazendas, em casa e ou pousadas.

4. Cardápio

Como disse anteriormente o cardápio combina pratos leves servidos num café da manhã e também no almoço. Sempre optando por mini porções dos pratos que se referem ao almoço e evitando comidas pesadas. Algumas sugestões são:

– Bolos, tortas doces e salgadas, integrais, com ou sem cobertura;

– Saladas de frutas, saladas de folhas, saladas tropicais e refrescantes, ceviche;

– Waffles, croissants, donuts, panquecas, pães, biscoitos, mini sanduíches, pães de queijo e rosquinhas;

– Frutas, queijos e frios;

– Mini porções de massas;

– Água, água aromatizada, sucos e refrigerantes;

– Cafés, chás, leite e chocolate quente;

– Sangrias e espumantes.

5. Decoração

Como essa recepção acontece durante o dia, é interessante apostar numa decoração mais leve e descontraída, assim como o cardápio. Mas antes de definir os detalhes para a decoração para do seu casamento é muito importante definir o seu estilo e proposta.

Invista nos detalhes, em uma paleta de cores que deixe tudo em harmonia e a cara do casal.

Uma ótima opção para sua comemoração é o uso de mesas comunitárias. Que reforçam o clima intimista do casamento e possibilita a interação entre os convidados.

 

Gestora financeira, especialista em controladoria financeira, apaixonada por casamentos e tudo que envolve a vida a dois!