Casamentos durante o dia: Aproveite o melhor da luz natural

0 Compartilhados
0
0
0
0
0
0

Casamentos diurnos tem sido cada vez mais a aposta de vários casais que sonham em se casar a luz do dia.

O clima romântico, o contato com a natureza e a possibilidade de explorar melhor o cenário escolhido e a luz natural, são alguns dos motivos que os levam a optar por cerimônias antes de anoitecer.

São inúmeras as vantagens de se casar durante o dia, no entanto algumas dúvidas também cercam essa escolha.

Para esclarecê-las nada melhor que contar com a ajuda de quem realmente entende do assunto! Pensando nisso convidei a Fran e o Rômulo, casal de fotógrafos da Aproximar Fotografia, para responder algumas perguntinhas que recebi.

Recentemente fiz um ensaio fotográfico para o blog com eles (diga-se de passagem, MARAVILHOSO) e estou simplesmente apaixonada com o resultado!!!

Queria algo leve, descontraído e durante o dia, mas que fugisse das tradicionais fotos ao ar livre e no campo. Como já acompanhava o trabalho deles, resolvi entrar em contato e eles conseguiram captar direitinho o que eu tinha em mente.

Vai se casar durante o dia? Quer saber mais sobre como aproveitar melhor a luz natural e garantir lindos registros do seu casamento?

Confira abaixo algumas dicas da Fran e do Rômulo, especialistas em luz natural.

Quais são os melhores horários para casamentos durante o dia? Para casamentos durante o horário de verão, devo marcar um horário mais tarde?

Se você deseja ter uma festa/recepção noturna, o ideal é a cerimônia começar até às 16:00h em horário normal e as 18h no horário de verão. Para que ainda tenhamos alguns minutos de luz natural após a cerimônia. Mas ela também pode ser feita na parte da manhã!

O que levar em consideração para escolha do local (aberto ou fechado)?

Locais fechados, com ambientes claros e janelas que permitam bastante entrada de luz natural, são ótimas escolhas para qualquer horário do dia. Em ambientes abertos pense na posição no sol em relação a cerimônia, a contraluz é a melhor opção caso o espaço não esteja coberto por sombra.

Alguma estação ou mês é melhor para casamentos durante o dia?

A gente acredita que não existe um mês ou estação certa, mas sim escolhas assertivas em relação a data escolhida e ao estilo do seu casamento.

Se você faz questão de um casamento ao ar livre, pense em épocas com pouca probabilidade de chuva. Mas pense também que existem tendas lindas que vão até fazer parte da sua decoração. E se o local for fechado, a época escolhida não vai interferir.

Qual horário marcar o início da cerimônia para conseguir pegar o pôr do sol?

Aqui nós temos que ter um cuidado e uma atenção muito grande! Se o seu desejo for pegar o pôr do sol no momento da cerimônia, pense que, se o sol for embora, a luz natural também vai.

A não ser que você coloque uma boa iluminação no local, como as gambiarras por exemplo, o seu fotógrafo provavelmente terá que usar uma luz artificial para continuar a fotografar. Então tenha em mente que, suas fotos começaram com a luz natural e terminarão com a luz artificial.

Tendo isso bem esclarecido, pesquise o horário do pôr do sol para a data do seu casamento, e marque a cerimônia para cerca de 30 minutos antes.

Entrada da noiva do pôr do sol
Saída dos noivos após ter anoitecido.
Qual horário não é recomendado marcar uma cerimônia durante o dia?

Para cerimônias ao ar livre, aonde não haverá nenhuma sombra, recomendamos evitar o horário próximo ao meio dia para que não fiquem sombras marcadas no rosto de vocês e dos convidados.

A incidência direta do sol no rosto de vocês e dos convidados, pode não somente incomodá-los, mas também interferir nas suas fotos.

O que levar em consideração na hora de contratar o fotógrafo para um casamento de dia? Existe algum perfil de profissional para esse tipo de fotos?

Existem fotógrafos aonde o seu foco são casamentos noturnos e outros que já são apaixonados e especializados em casamentos diurnos.

  • Analise o site, portfólio e postagens em redes sociais do profissional.
  • Procure algo, que esteja próximo do que quer receber, para não ter surpresas no futuro.
  • Tenha um cuidado muito grande nessa escolha, converse com o profissional de preferência pessoalmente, cara a cara.
  • Tire todas as suas dúvidas, veja um álbum de casamento diurno completo, para ter certeza de que ele saberá lidar bem com a luz natural e com a naturalidade que ela pode nos proporcionar.

Dicas adicionais:

Se você quer fazer aquelas fotos estilo Pinterest após a cerimônia, com os padrinhos, madrinhas e só com vocês, reserve um tempo para que possam fazer com calma. Cerca de 20 minutos, ainda com luz natural.

Tente aproveitar ao máximo a luz natural. Se for possível, faça uma visita ao local do casamento exatamente um ano antes da data marcada e veja qual será o posicionamento do sol no horário escolhido.

Veja se seu fotógrafo pode fazer essa visita com você, ele poderá te dar dicas valiosas!

Veja com carinho também o local em que irão se arrumar. Ambientes com grandes janelas proporcionam bastante entrada de luz natural.

A dica mais importante, principalmente para quem vai se casar no final da tarde, é marcar no convite um mínimo 30 minutos de antecedência para o horário real que você quer se casar. Assim, vocês terão um tempinho de sobra para esperar convidados ou até mesmo padrinhos que tenham possíveis imprevistos no caminho e assim não vão perder a luz natural.

Ah! E não se esqueça de pensar na iluminação cênica se seu casamento for até o anoitecer. As gambiarras, são um charme!

E aí, Gostou das dicas? Então aproveita e já corre lá no perfil da Aproximar Fotografia e confira o trabalho deles! É simplesmente incrível e tenho certeza que vocês também irão amar.

Você também vai gostar