Cerimonialista de casamento: Qual a função?

Devido a variedade de serviços prestados por esses profissionais vários casais se confundem entre a função da assessoria e do cerimonial, no entanto a função de ambos não é a mesma. Veja qual é a função do cerimonialista de casamento!

Se vocês estão na fase de planejamentos e pesquisa de fornecedores provavelmente surgiram algumas dúvidas sobre o cerimonial.

Vários casais se confundem entre a função da assessoria e do cerimonial. Se você tem dificuldade em diferenciar esses profissionais não deixe de ler também: “Assessoria de casamentos: Qual a importância e função? ”

Alguns cerimonialistas prestam o serviço completo incluindo a assessoria, o que dificulta um pouco nosso entendimento sobre a função de cada profissional e a separação de cada serviço.

Via Google

A função de ambos é bem parecida, auxiliar os noivos nos preparativos do casamento para que tudo ocorra conforme sonhado pelo casal. No entanto, a função do cerimonialista é um pouco mais especifica e relacionada a execução do evento.

Via Google

Esse profissional ficará responsável por coordenar a execução e garantir o bom andamento da sua cerimônia e recepção.

O planejamento é um processo muito importante para a realização de qualquer evento, mas apenas planejar não garante o sucesso do mesmo. Executar e acompanhar também são etapas essenciais!

De nada adianta realizar todo um planejamento através de planilhas de controles, orçamentos, reuniões com fornecedores, e no grande dia não acompanhar processos como, a montagem, alinhar o cortejo, além de lidar com os imprevistos.

Via Google

É justamente nesses pontos que o cerimonial irá atuar!

Como não é possível nos dividir em mil, precisamos de uma mãozinha para acompanhar esses processos e garantir que nosso sonho seja realizado da melhor forma possível. Surge então a necessidade de contratar um cerimonialista.

Ele irá coordenar e acompanhar desde a recepção dos fornecedores, até a recepção dos convidados, cumprimento dos protocolos e desmontagem do evento. Estarão sempre preparados para atender as demandas e imprevistos.

Via Google

Sabe aquele papel chato que as vezes é necessário desempenhar?

Um vizinho que chegou sem ser convidado, ou aquele convidado que bebeu demais e está passando dos limites… pois é, esse papel também será desempenhado pelo seu cerimonialista.

Assim podemos aproveitar ao máximo cada segundo desse dia tão especial!

Algumas funções do cerimonialista são:

  • Recepcionar os fornecedores
  • Acompanhar montagem e desmontagem do evento
  • Coordenar fornecedores como músicos, fotógrafos, cinegrafistas
  • Conferir serviços como decoração, buffet, doces e lembrancinhas
  • Reserva de bancos e mesas
  • Auxilio no roteiro da celebração junto ao celebrante
  • Recepcionar os noivos, padrinhos, damas e pajens
  • Alinhar o cortejo
  • Ajudar a noiva com o véu, vestido, bouquet e etc
  • Recebimento e identificação de presentes
  • Auxiliar no cumprimento dos protocolos como corte do bolo, fotos com padrinhos e familiares
  • Acompanhar entrega de lembrancinhas e chinelos
  • Monitorar os serviços de buffet e drink

Se vocês ainda estão com dúvidas sobre a contratação desse profissional não se preocupem, em breve um post cheio de dicas importantes para auxiliar na escolha.

Gestora financeira, especialista em controladoria financeira, apaixonada por casamentos e tudo que envolve a vida a dois!