Já escolheram quem serão os padrinhos e madrinhas? Acharam uma tarefa difícil?

Não pense que acabou por aí!

A escolha das pessoas que irão compartilhar o grande dia pertinho de vocês no altar envolve vários detalhes que devem ser definidos antecipadamente, até mesmo antes de convidá-los formalmente.

Acompanhe minhas dicas sobre esses detalhes!

1DEFININDO O TRAJE

Via Google

Definir o traje a ser usado no dia do casamento pode ser uma questão delicada, principalmente entre as madrinhas devido à divergência de opiniões. Porém harmonizar a entrada com tons iguais de vestidos, terno e gravata deixa a cerimônia linda!

Mesmo que tente ouvir todas as opiniões e entrar em um consenso que agrade a todos, sempre irá ouvir coisas como “Essa cor não combina com meu tom de pele!” ou “Esse vestido não favorece meu corpo!”, no entanto, as madrinhas devem ter a sensibilidade e bom senso de entender que tanto o casamento e as escolhas, quanto a cores e detalhes precisam antes de tudo agradar a noiva!

Via Google

Caso isso não incomode, poderá deixar as cores e modelos livres para escolha, mas sugiro ao menos restringir aqueles detalhes que não deseja ver no dia como decotes e fendas, vestidos pretos e principalmente brancos.

Madrinhas não cometam esse erro, please!

Quanto ao traje dos padrinhos, caso o noivo defina algum modelo e cor não se esqueça de comunicar formalmente a eles quanto a essa padronização, alguns noivinhos se esquecem de repassar essa informação!

Uma opção válida é padronizar a cor do terno e presentear os padrinhos com uma gravata e as madrinhas com pulseiras, junto com os convites. Se a padronização for além das cores, e definirem um modelo de vestido e terno, sugiro que pesquisem locais para aluguel ou ateliês com um preço que seja acessível a todos.

Via Tudo Orna

2DIA DA NOIVA COM AS MADRINHAS

Via Lápis de noiva

É um momento super legal e descontraído, pode ajudar a acalmar a ansiedade da noiva por estar cercada de amigas além de render lindas fotos no making of!

Alguns especialistas não indicam que as madrinhas e a noiva se arrumem juntas. Devido a questões de atrasos, o que pode afetar o humor e estresse da noiva. Em partes concordo com essa recomendação, fui madrinha no casamento de uma amiga que optou por arrumar com a família e madrinhas em um sítio.

O local da cerimônia era de difícil acesso e por isso algumas pessoas como eu, que me perdi no caminho, tiveram dificuldade para encontrar o local. Além disso a profissional contratada para nos arrumar levou no dia menos profissionais do que foi combinado, o que refletiu no cronograma gerando um atraso de uma hora e meia. Caso queiram arrumar juntas fica a dica: todo planejamento é pouco!

Tenha atenção para esses pontos:

  1. Escolha um local com espaço que suporte o número de madrinhas.
  2. Contrate um número de profissionais que tenham capacidade de atender a todas dentro do tempo estabelecido.
  3. Faça um cronograma de horários para pausas de lanches e fotos.
  4. Agende um horário para cada menina e avise do horário marcado.
  5. Solicite que cheguem com no mínimo uma hora de antecedência.
  6. Reserve um profissional para ficar exclusivamente por conta de arrumar a noiva.
  7. Quando estiver faltando cerca de duas horas para a cerimônia escolha um espaço reservado para os últimos momentos de preparação, recomendo passar essas últimas horas apenas com sua mãe e profissionais.
  8. Caso tenha condições contrate um especialista para ajudar na organização.
  9. Caso resolva arrumar no local onde será a cerimônia, como em sítios, faça de tudo para desligar de detalhes relacionados à organização, decoração entre outros! Deixe tudo por conta do cerimonial.

3PRESENTES PARA MADRINHAS E PADRINHOS

Via Raul Costa Casamentos

Presentear os padrinhos é um gesto carinhoso de agradecer pela presença e apoio durante os preparativos. No entanto, não é algo obrigatório!

Quanto maior o número de padrinhos e madrinhas, maior será o gasto com presentes, então avalie primeiro suas condições financeiras.

Via Google

Os presentes poderão ser entregues junto com o convite ou no dia do casamento, o importante é não extrapolar seu orçamento. Então use a criatividade, faça você mesmo ou escolha por uma lembrança mais simples.

Só não se esqueça de padronizar os presentes para não gerar desconforto!

Algumas sugestões para presentes são:

  • Caixinhas de doces ou bombons gourmet.
  • Caixinha com champanhe e taças.
  • Canecas personalizadas.
  • Toalhas bordadas.
Via Pinterest

E aí gostaram dessas dicas? Comente e compartilhe com seus amigos!