Olá noivinhas e noivinhos!

Esse post é sobre um assunto muito importante da fase de planejamento, a escolha do buffet. Para aqueles casais que pretendem fazer uma recepção e comemorar o grande dia, a escolha do buffet requer muita atenção.

Via Constance Zahn

O sucesso da festa depende da qualidade do Buffet.

Afinal não queremos ninguém reclamando que não comeu bem e não saiu satisfeito, não é mesmo?

Além disso as comidas e bebidas representam grande parte do orçamento. Geralmente é o maior gasto que se tem com o casamento, comprometendo cerca de 40% do orçamento.

Por este motivo é fundamental pesquisar bastante antes de contratar um buffet para não cometer erros e se arrepender posteriormente.

Via Couture Colorado

Infelizmente não será possível agradar a todos convidados na escolha do buffet e no cardápio a ser servido.

Acredite, sempre haverá alguém para reclamar! Porém escolher um fornecedor de qualidade com certeza irá reduzir a possibilidade de comentários desagradáveis.

O importante é que essa escolha agrade principalmente aos noivos!

A dúvida de muitos casais geralmente é sobre quando começar a pesquisar e quais critérios levar em consideração na hora da escolha.

Confira abaixo algumas dicas para ajudar na contratação desses fornecedores:

 

1. Quando contratar?

Todo cuidado é pouco na escolha do buffet!

É importante começar a procurar por esse serviço com antecedência. Em torno de um ano antes do casamento, para que se tenha tempo para conhecer e degustar várias opções antes de decidir o fornecedor.

Já a contratação do fornecedor deverá ser feita num prazo máximo de seis meses antes. Dessa forma não correrão o risco de não encontrar fornecedores disponíveis para o dia.

Para os casais que decidiram se casar de última hora. A dica é começar a pesquisar assim que tomarem essa decisão. Não será impossível contratar um serviço de qualidade devido ao prazo, o importante é pesquisar!

2. Lista de convidados

O valor do buffet irá variar de acordo com o número de convidados, para que todos se sintam satisfeitos o ideal é optar por fornecedores que tenham a capacidade de atender a todos e trabalhem com uma reserva para casos de imprevistos no dia.

Tenha um número de convidados para informar aos fornecedores na hora de solicitar o orçamento!

3. Estilo da recepção

Tenha em mente o estilo da recepção antes de procurar fornecedores para que os mesmos apresentem opções e propostas de acordo com sua necessidade.

O tipo de serviço varia de acordo com o estilo da sua recepção. Avalie se será um mini wedding ou uma recepção para muitos convidados, se será mais formal e se haverá alguma temática para que o fornecedor indique o serviço mais adequado.

4. Serviço

A escolha do serviço a ser contratado irá depender do estilo definido para a recepção. Normalmente esses fornecedores oferecem serviços diferentes de acordo com a necessidade dos clientes. Como por exemplo coquetel volante, serviço a francesa, americano, franco-americano, brunch, servido em pratos e self service.

5. Qualidade

A qualidade é ainda mais importante que o preço baixo!

Esse fornecedor deve dispor de uma variedade de menus e serviços personalizados de acordo com a necessidade e o perfil do casal. Caso contrário, não irá atender suas expectativas.

Pergunte sobre as bebidas, quais refrigerantes, sucos, tipos de vinhos e espumantes o fornecedor trabalha, por ai já é possível saber se o mesmo preza apenas por preço ou também pela qualidade dos produtos servidos.

6. Estrutura

Na hora de escolher um buffet é importante estar atento a sua estrutura em geral. Analise os vasilhames utilizados para servir os convidados, talheres e copos observando sempre se estão em boas condições de uso e com uma boa apresentação.

Caso a recepção seja em sítios ou outros espaços no qual o buffet tenha que se deslocar, confira se o espaço disponibiliza uma boa estrutura para cozinha. Caso não disponibilize verifique com o buffet sobre sua estrutura própria para isso.

7. Indicações e referências

Não arrisque contratar fornecedores sem antes buscar referências e indicações!

Busque informações sobre os fornecedores na internet, leia as avaliações nas redes sociais, sites de referências sobre casamentos, pergunte a amigos e conhecidos que já contrataram ou estiveram presentes em algum evento realizado por eles.

Alguns fornecedores disponibilizam contatos de outros casais ou clientes que já contrataram os serviços para que você possa confirmar sobre sua reputação e qualidade.

Tenha atenção para empresas novas no mercado. Procure saber mais sobre, peça fotos de eventos anteriores e contatos de outros clientes, exija degustação, revise bem o contrato antes de assinar e faça reuniões com os fornecedores para tirar todas as duvidas, não vai querer levar o calote né?

8. Degustações

Esse é um dos pontos essenciais na contratação de um buffet. Não deixe de fazer a degustação!

Beleza e sabor são coisas totalmente diferentes. Talvez um belo prato não seja tão saboroso, por isso é muito importante conferir a qualidade e sabor do produto antes de fechar um cardápio e o contrato. Assim poderá tirar dúvidas alterar o cardápio e ter uma prévia do que será servido no dia.

Lembre-se: O cardápio deve estar de acordo com o estilo da recepção e ser a cara do casal, mas também, deverá agradar aos convidados, por isso tenha cuidado na hora de degustar e escolher os pratos.

9. Contrato

Antes de assinar o contrato leia com bastante atenção. Todas as cláusulas devem estar claras e de fácil entendimento, caso fique com dúvidas pergunte antes de contratar.

Fiquem atentos aos seguintes pontos:

• No contrato deve constar todos os serviços contratados de forma detalhada, o que será servido no dia e o que está incluso no cardápio fechado;
• Além dos serviços e produtos, deverá constar a quantidade contratada. Como por exemplo a quantidade de doces, salgados, bebidas e outros;
• O valor do serviço contratado;
• Valores adicionais caso o número de convidados extrapole o contratado;
• Taxas para quebras e imprevistos;
• Forma de pagamento;
• Tipo do serviço contratado;
• Quantidade de profissionais contratados;
• Outros itens inclusos no contrato. Como por exemplo, talheres, copos, taças, toalhas de mesa, guardanapos, mobiliários e outros itens além do serviço de buffet.