O chá bar caiu no gosto dos casais e virou moda! Essa comemoração pode ser uma versão masculina ou mista do tradicional chá de panela ou chá de cozinha.

Na versão masculina a comemoração é apenas para o noivo e seus amigos. Assim como a noiva tem um momento só para ela e suas amigas, eles também merecem não é mesmo?

Já a versão mista é uma comemoração para o casal, incluindo homens e mulheres na lista de convidados.

Via Google

O intuito da versão masculina é presentear o noivo com itens para compor o bar da casa nova, úteis recepção dos amigos. Como por exemplo acessórios para o preparo de bebidas, drinks, petiscos e até mesmo kits para churrasco.

Enquanto o objetivo do chá bar misto é presentear o casal com utilidades em geral para ajudar com a casa nova!

Lembrando que o chá bar não é despedida de solteiro, então noivinho se comporte!

De modo geral o chá bar não é muito diferente do chá de panela. Não há regras para se organizar comemorações como essas e tudo varia de acordo com a vontade do casal.

1. QUEM ORGANIZA?

Via Google

O chá bar masculino pode ser organizado pelo noivo, por seus amigos ou padrinhos. A versão mista pode ser organizada pelo próprio casal, sua família, padrinhos e madrinhas. Nessa hora toda ajuda é bem vinda!

2. DATA

Assim como no chá de panela o chá bar deve ser realizado nos dois meses que antecedem o casamento. O objetivo é ajudar a equipar a casa nova!

3. LOCAL

Para a versão masculina o ideal é que a comemoração seja realizada na casa de amigos, do noivo, padrinhos, ou locais onde não terão interferência das meninas.

A versão mista pode ser realizada na casa dos pais do casal, amigos ou em salões de festas. Mas vale lembrar que com tantas comemorações e o casamento se aproximando é importante economizar em alugueis!

4. CONVIDADOS

A lista de convidados vai depender do tipo de comemoração escolhida. Será apenas homens? Ou será para qualquer convidado independente do gênero? Para a versão masculina é recomendado que o noivo convide apenas pessoas íntimas, familiares, amigos e os padrinhos, não ultrapassando um máximo de 20 convidados.

via GIPHY

5. CONVITE

Via Pinterest

A dica para o convite permanece a mesma, pode ser digital, enviado por Whatsapp ou impresso. Recomendo convites personalizados com o tema bar!

6. LISTA DE PRESENTES

Assim como no chá de panela podem especificar no convite qual o presente desejam ganhar ou disponibilizar uma lista para consulta. Para o chá bar masculino é ideal pedir de presente apenas utensílios para uso no bar. Caso o chá for misto os utensílios de cozinha em geral podem ser requisitados.

Separei para download uma lista apenas para chá de panela e outra para chá bar versão masculina, caso escolha pelo chá bar misto peça os itens das duas listas.

Confira aqui minha sugestão de presentes para seu chá bar.

 

via GIPHY

 

7. DECORAÇÃO

Via Pinterest

Aposte em decorações que remetem a bar!

Como o próprio nome do chá já diz, o tema bar é ideal para decoração do ambiente. Você pode utilizar itens que encontramos em um bar ou boteco para decoração das mesas, não se esquecendo que na versão mista deve mesclar a decoração temática com itens mais delicados e comuns em decorações de chá de panela.

A dica dos jarros de flor com garrafas de cerveja para decorar as mesas também fica legal e criativo para o chá bar. A diferença é que nessa comemoração não há a necessidade de retirar os rótulos das garrafas e decorar, podem ser usadas com o rótulo mesmo que fica lindo!

8. CARDÁPIO

Via Pinterest

Para o chá bar é ideal servir petiscos e tira gosto. Você pode elaborar um cardápio com comidas típicas de boteco como por exemplo, bata frita, torresmo, bolinhos e salgadinhos, caldos, espetinhos entre outros. O churrasco também é uma ótima opção. Para as bebidas não há necessidade de servir algo mais refinado, aposte em cervejas e chopes.

9. LEMBRANCINHAS

Via Pinterest

Uma ótima e criativa ideia para lembrancinhas de chá bar é personalizar os itens utilizados durante o chá para que os convidados levem para casa e guardem de recordação. Como por exemplo, criar uma identidade visual e estampar ou então fazer adesivos para colocar nos saleiros, porta guardanapos, copos americano, embalagens de molhos de pimenta entre outros.

Dessa forma você vai decorar o ambiente e ao mesmo tempo utilizará os itens de decoração como lembrança além de fazer uma economia.

10. BRINCADEIRAS

Brincadeiras para descontrair o clima no chá bar também são válidas!

O que deixa ainda mais legal é que o casal estará presente e assim as brincadeiras poderão ser feitas de forma que envolva os noivos.

Confira aqui algumas opções de brincadeiras para o Chá Bar.