Decoração: 8 Dicas para casamentos ao ar livre

Escolher uma decoração não é tão simples quanto parece ser, são vários detalhes que envolvem essa questão, o resultado final deve ser a cara do casal e refletir o estilo da cerimônia e recepção definido, para isso, todos os elementos devem estar combinando harmoniosamente.

Olá amores! Como vão os preparativos para o grande dia?

Nesse poste irei falar um pouquinho sobre mais uma questão importante da fase de planejamentos, a decoração!

Particularmente sou apaixonada por decorações de casamento. Sempre pesquiso varias inspirações e sonho acordada com a forma que irei decorar o meu. Quem nunca né?

São tantas opções e dicas para decorar uma cerimônia e recepção que gastaríamos uma eternidade falando de cada detalhe que a envolve.

Devido a essa variedade de opções às vezes nos sentimos perdidas, não é mesmo?

E o dilema é: qual tipo de decoração escolher?

Pois bem, vamos falar um pouquinho sobre decoração para cerimônias ao ar livre. Atualmente é a aposta de muitos casais, mas não iremos parar por aqui! Vamos compartilhar muitas dicas e informações sobre todos os tipos de decoração.

Envie sua sugestão para os próximos posts.

Escolher uma decoração não é tão simples quanto parece ser, são vários detalhes que envolvem essa questão. O resultado final deve ser a cara do casal e refletir o estilo da cerimônia e recepção definido, para isso, todos os elementos devem estar combinando harmoniosamente, como por exemplo, as cores, flores, tecidos e moveis, para deixar o ambiente impecável.

Via To Wed

Casamentos ao ar livre tem sido a aposta de muitos casais que querem fugir do tradicional e optam por uma cerimônia e recepção mais simples, porém sofisticada, elegante e muito romântica, valorizando na decoração o cenário natural do local. O que permite economizar um pouco com os gastos relacionados a flores e outros detalhes.

Via Instagram

Pretende se casar ao ar livre? Confira algumas dicas para ajudar na decoração:

1. Orçamento

Antes de definir qual tipo de decoração será usada no dia, é importante lembrar-se do orçamento!

Os serviços de um bom profissional para decoração pode não sair tão barato quanto imaginam. Por isso é essencial estabelecer um valor máximo para essa despesa, para assim buscar opções que caibam no orçamento de vocês e não gastar mais do que o previsto.

2. Estilo

Definir previamente o estilo da cerimônia e recepção é muito importante para essa etapa do planejamento. Cada casamento precisa ter a cara do casal e ser reflexo de seu estilo e personalidade, o que irá faze-lo único. Além disso, os decoradores com certeza irão indicar serviços e adaptar os preços de acordo com o estilo estabelecido pelo casal.

Os casamentos ao ar livre possuem certa flexibilidade para decoração, no entanto é importante pesquisar sobre o estilo que mais combina com o local que vocês têm em mente para não errar na escolha. Definindo assim se será um casamento rústico, romântico, vintage, moderno ou clássico.

3. Local

A escolha do local deverá estar em harmonia com o estilo definido. Essas duas informações serão importantes para a proposta dos fornecedores.

Há uma variedade de locais para realização de casamentos ao ar livre e sua escolha irá refletir diretamente na decoração. Como por exemplo, praia, sítios, fazendas e até mesmo salões de festa que contam com uma área externa aberta para realização da cerimônia. Quando for a procura desses profissionais tenha em mente opções de locais para informa-los e facilitar o retorno e proposta.

4. Horário

Outro ponto importante para a decoração de casamentos ao ar livre é o horário da realização do mesmo.

Para os casamentos durante a manhã e inicio da tarde é possível utilizar muita cor, arranjos florais e folhagens para compor a decoração. Já em casamentos no fim da tarde e a noite pode ser utilizado vários tipos de iluminação como parte da decoração. Como por exemplo, velas, varais de lâmpadas, cortinas de led e letreiros iluminados. Essas opções deixam o ambiente lindo e charmoso, além de dar um toque de romantismo à decoração.

5. Paleta de cores

Definir as cores a serem utilizadas no ambiente é muito importante para harmonizar os elementos utilizados na decoração.  Como por exemplo, as flores e toalhas de mesa.

As cores serão responsáveis pelo visual do seu casamento e por isso devem ser escolhidas com bastante atenção, combinando com o estilo e local definido.

A paleta de cores será muito útil em vários detalhes que envolvem o casamento, podendo ser utilizadas nos convites, identidade visual, save the date, decoração, traje dos padrinhos, madrinhas e vários outros detalhes, combinado todo o ambiente. Para casamentos ao ar livre devem ser escolhidos cores e tons que combinem com o verde do cenário natural.

6. Flores

As flores são elementos muito importantes na decoração de um casamento, estão presentes por quase todo ambiente, desde a mesa dos convidados, mesa central e de doces, até o altar, lapela e buque da noiva. São elas que completam o visual da cerimônia e recepção, decorando o ambiente de acordo com as cores e estilo definidos.

Os casamentos ao ar livre já contam com um cenário natural, o que facilita na hora de harmonizar a decoração e as flores, podendo até mesmo sair mais barato, pois não há necessidade de exageros para esse tipo de cerimônia e recepção.

Há varias opções de flores e cores que podem ser utilizadas, o ideal é optar pelas flores da estação, que devido a abundancia costumam estar mais em conta.

7. Cerimônia

Tradicionalmente, as cerimônias eram religiosas e costumavam ser realizadas em igrejas, independente da religião do casal, no entanto, essa realidade vem mudando e cada vez mais os casais vêm apostando em cerimônias ao ar livre e no mesmo local que a recepção, devido à flexibilidade de alguns celebrantes se deslocarem até o local e a liberdade para decorar o ambiente.

Há várias ideias legais para decorar o altar da cerimônia, como por exemplo, arcos com arranjos florais, tecidos leves ou flores para enfeitar o pergolado de madeira, utilização de velas e luzes para cerimonias a noite, tendas e uma infinidade de opções!

8. Tendências

Fique de olho nas novidades para o ano do seu casamento, sempre surgem novas tendências que poderão utilizar para compor a decoração, algumas tendências atuais são:

  • Suculentas
  • Chalkboard
  • Água aromatizada
  • Dripping Cake
  • Letreiros iluminados
Gestora financeira, especialista em controladoria financeira, apaixonada por casamentos e tudo que envolve a vida a dois!