A lista de presentes é uma ótima opção não apenas para os noivos, mas também para os convidados.

Para o casal, há comodidade para escolha dos itens que realmente precisarão. Reduzindo o risco de ganhar presentes repetidos ou caso isso aconteça, podendo realizar a troca antes mesmo de recebê-los. Além disso é possível também converter  e receber da loja seus presentes em dinheiro.

Via Create & Barrel

Para os convidados essa é uma opção prática!

Pois economizarão tempo devido a possibilidade de efetuar a compra online. A entrega é direcionada para o endereço cadastrado pelo casal, assim não há a necessidade do convidado comparecer a loja para realizar a compra muito menos entregar em casa ou no dia do casamento.

Ao elaborar a lista de presentes o casal deve levar em consideração a situação financeira de seus convidados, diversificando a faixa de preços dos presentes. O ideal é disponibilizar a lista no mínimo em duas lojas diferentes para que todos tenham condições de presentear e não se sentir constrangidos.

Via Getty Images

Não adianta escolher itens caros e luxuosos!

Sendo que o preço não é acessível para uma média de convidados em seu círculo de amizades e na própria família, não é mesmo? Caso opte apenas por esse tipo de presente haverá uma grande possibilidade de ouvir comentários negativos em relação aos preços.

Alguns profissionais da área não recomendam informar junto com o convite de casamento o site onde as listas estarão disponíveis, pois isso poderá passar a imagem de obrigatoriedade ou exigência do casal.

No entanto confesso que a maioria dos convites que tenho recebido vem com um anexo informando os sites para lista de presentes ou apenas o site do casal onde estará disponível o link que redireciona para as lojas virtuais.

Baixe agora meu guia de presentes para incluir em sua lista!

Via Getty Images

Não há uma regra clara para a disponibilizar a lista de presentes então fica a critério do casal enviar com o convite ou não. Apesar da praticidade oferecida pelas listas virtuais, é importante ficar atento em alguns detalhes para evitar futuras dores de cabeça:

 

1. Confira o prazo para a entrega dos presentes

Via Google

Dependendo do prazo há o risco do casal se casar, mudar e o presente ainda não ter chegado. Imagine um casal que receba presentes essenciais como geladeira ou fogão, e a loja só entregue uma semana ou mais após o casamento e mudança. Será complicado passar os primeiros dias sem poder cozinhar ou ter onde guardar os alimentos!

É importante avaliar o prazo de entrega antes de fechar a lista em alguma loja.

2. Confira taxas para frete ou utilização dos serviços da loja

Via Getty Images

Avalie o valor cobrado de frete para os produtos. Talvez os produtos até sejam baratos, mas em compensação o convidado pagará um absurdo de frete! Confirme também se a loja cobrará do casal alguma taxa ou porcentagem sobre o valor dos presentes.

 

Dê preferência para sites com isenção de frete ou taxas.

3. Avalie a política de trocas

Via Google

Apesar de reduzir o risco de presentes repetidos, é muito comum que alguns convidados confiram na lista os presentes solicitados, mas comprem em outras lojas que estejam de acordo com suas condições financeiras. Assim o presente ficará disponível para compra no site e ainda haverá o risco de recebê-lo repetidamente.

Verifique a política de trocas da loja, confirme se o produto poderá ser trocado por outro ou se poderá receber o valor do presente em dinheiro. 

4. Avalie a confiabilidade do site

Via FreePik

Dê preferência por sites de lojas conhecidas para não correr o risco de não receberem os presentes. Além disso leia o contrato e veja quais garantias a loja dará para entrega dos presentes.