Sabemos que atualmente vários casais desejam sair do tradicional e apostar em cerimônias modernas, intimistas e personalizadas.

Sejam em sítios, salões de festa ou outros locais esse tipo de cerimônia traz uma grande preocupação para os noivos, o celebrante de casamento.

Via Inesquecível Casamento

Afinal, sem um celebrante não tem cerimônia!

Se assim como eu, vocês sonham em se casar ao ar livre ou a família de vocês são de religiões diferentes, acredito que temos várias preocupações e dúvidas em comum!

Já ouviram falar sobre celebrante de casamento sem vinculo religioso? Confira nesse post sobre “Celebrante de Casamento: Tudo que você precisa saber”

Via Felipe Rezende

São vários detalhes e dúvidas que cercam os casamentos fora da igreja. Nesse momento temos mais um prestador de serviços para sua listinha de fornecedores.

Se estiverem à procura de um celebrante para esse dia tão especial, não se desesperem.

Veja abaixo 8 respostas para as dúvidas mais comuns sobre a contratação desse profissional:

 

1Quem é o Celebrante de Casamentos ou Wedding Officiant?

Via Berries and love

Também conhecido como Wedding Officiant, os celebrantes de casamento são profissionais que realizam cerimônias sem vínculo com igrejas ou instituições religiosas.

Geralmente esses profissionais possuem formação acadêmica em áreas como filosofia e teologia.

Conduzem o ritual de forma personalizada para cada casal, podendo ou não relacionar com a espiritualidade e humanismo, abordando em seu discurso doutrinas, passagens bíblicas, poemas, textos filosóficos, ritos, entre outros.

Atualmente também é comum encontrar celebrantes que não possuem formações acadêmicas como as citadas acima. Além de celebrantes que não são religiosos, mas sim pessoas que acreditam no amor e decidiram dedicar a celebrar essa união.

2Os celebrantes também podem ser religiosos?

Via Vintage Atelier Wedding Experts

Para casamentos fora da igreja, os celebrantes não necessariamente devem ser profissionais laicos que realizam a chamada cerimônia holística, ecumênica ou neutra.

É valido também optar por celebrantes religiosos para desempenhar esse papel. Se vocês possuem alguma religião ou crença consulte com seu líder religioso essa possibilidade!

Como disse no post sobre celebrantes, os padres possuem dificuldades para realização desse tipo de cerimônia, no entanto há maior facilidade por parte dos pastores. De qualquer forma, não custa nada consultá-los.

3Devo escolher um profissional ou religioso?

Via Celebrante Luiz Antonio Pereira

Não há regras para isso, a escolha do celebrante deve ficar a critério do casal. O importante é que o escolhido desempenhe bem seu papel no dia, pois as palavras ditas em uma cerimônia irão marcar o inicio da vida a dois.

Se vocês são um casal tradicional e religioso, opte por celebrantes religiosos!

Caso contrário, podem escolher um profissional para personalizar sua celebração de acordo com o gosto de vocês, tornando ainda mais intimista. Isso ocorre quando o casal e suas famílias possuírem religiões diferentes, é uma ótima opção para evitar conflitos e desconforto entre os familiares.

4Onde encontrar um celebrante?

Via Inesquecível Casamento

Grande parte dos celebrantes possuem perfis em redes sociais e até mesmo sites profissionais, graças a internet atualmente está mais fácil encontrá-los.

Se você está procurando um celebrante pesquise na internet as indicações para sua cidade em sites de referência sobre casamentos, grupos de noiva no facebook e clubes de fornecedores.

Consulte também outras noivas e casadas, a indicação boca a boca também é uma boa dica.

5Posso convidar amigos ou familiares para celebrar meu casamento?

Via Vestida de Noiva

Como já sabem esse é um momento muito especial. Então não há nada melhor que escolher para desempenhar esse papel pessoas que fazem parte da vida do casal e que acompanharam o caminho dos dois ao altar.

Para abençoar essa união e fazer um lindo discurso vocês poderão escolher amigos, padrinhos, irmãos, pais e familiares.

O importante é definir com antecedência o estilo da cerimônia, o rito, os textos, passagens bíblicas ou outros detalhes a serem usados no discurso para que o resultado seja lindo.

6O que levar em consideração na hora de escolher o celebrante?

Via Casamentos.com.br

Antes de definir quem desempenhará essa função é importante conhecer um pouco mais sobre o mesmo. Caso queira contratar um profissional pesquise na internet sobre as cerimônias realizadas por ele, assista vídeos e principalmente façam reuniões.

Para que a cerimônia seja agradável é importante que esse profissional conheça um pouco da história do casal, até mesmo para que as palavras ditas façam sentido para a vida dos dois.

Então se lembrem de contar a ele sobre a história de vocês, seus gostos, preferências e o que sonham para esse momento tão especial!

Dê preferência pelos celebrantes que possuem certa sensibilidade para falar sobre o amor. Ele deverá saber conduzir a cerimônia de forma leve, transmitindo aos convidados presentes toda a felicidade, amor e sentimentos bons que cercam esse momento.

7Quanto custa os serviços de um celebrante?

Via Pinterest

Outra informação importante que precisam saber é que esse serviço não é de graça.

Assim como qualquer outro profissional e fornecedor de casamentos, os celebrantes também cobram para prestar esse serviço.

O preço irá variar de acordo com o celebrante escolhido, data do casamento, rito, deslocamento até o local da cerimônia e vários outros detalhes.

O preço pode variar de R$500,00 a R$5.000,00 ou até mais! Pesquise bastante antes de fechar um contrato.

8Esses profissionais possuem contrato ou meio de formalização?

Via Casamentos.com.br

Sim, a maioria dos prestadores desse tipo de serviços possui formalização através de contrato assinado.

Se você está prestes a contratar um celebrante exija o contrato assinado por ambas às partes. Essa será sua garantia de que o serviço será prestado e caso imprevistos aconteçam ira receber de volta o valor pago ou parte dele.

O que acharam pessoal? Se você gostou, curte e compartilhe.

Deixe seu comentário, queremos sua opinião!