Olá amores, hoje vamos falar sobre mais um assunto entre tantos detalhes que envolvem o casamento!

Já definiram o convite de casamento de vocês? Sabem o que é a identidade visual do casamento?

Caso a resposta para alguma dessas perguntas tenha sido “Não”, não se preocupe! São tantos detalhes e novidades que as vezes ficamos perdidos. Então vamos tirar algumas dúvidas para nos ajudar na escolha.

Via Berries and Love

A identidade visual para o casamento significa padronizar de forma harmoniosa elementos que compõe a decoração e o casamento em si.

A identidade visual definida estará presente desde o Save the Date, convites de casamento, outros convites e presentes para padrinhos, até as plaquinhas para entradas, cardápio da recepção, lembrancinha para convidados, chinelos entre outros.

Assim como todos os detalhes que envolvem o casamento a identidade visual deve ser a cara do casal, refletindo seu estilo, personalidade, gostos e preferências. A identidade visual do casamento deve está em harmonia com os detalhes que envolvem a cerimônia e recepção. Como por exemplo o estilo, local, horário e decoração.

Você vai gostar também Chá de Vaquinha ou Cofrinho: Como funciona?

Esse detalhe tornará seu casamento único e muito especial para vocês e os convidados que poderão guardar uma recordação personalizada do grande dia.

Confira abaixo algumas dicas para auxilia-los na escolha:

 

1. Escolhendo um designer

Via Say i do

O primeiro passo para a elaboração da identidade visual é a contratação de um bom profissional.

Antes de definir os outros detalhes procure alguns profissionais, faça orçamentos, peça opiniões e sugestões para elaboração desse material. Um designer com certeza poderá lhes orientar quanto ao modelo que mais combinará com seu casamento.

Atualmente é possível encontrar na internet vários modelos de arte digital personalizados, prontos e com preço mais acessível, assim você poderá comprar a arte e imprimir o material na gráfica de sua preferência. Essa é uma ótima opção para economizar, no entanto a procedência e confiabilidade do fornecedor deverão ser analisadas com antecedência para evitar futuros problemas.

2. Paleta de cores

Via Sister sister

Já leram o post sobre a decoração? Caso não tenham lido ainda dê uma conferida lá, algumas dicas serão válidas aqui também.

Como disse no post sobre decoração, as cores serão responsáveis pelo visual do seu casamento, por isso a paleta será muito útil em vários detalhes do mesmo, inclusive na escolha da identidade visual, permitindo padronizar os tons utilizados em vários elementos que compõe a cerimônia e recepção.

3. Estilo

Via A noiva de botas

Outro ponto que envolve dicas passadas no post de decoração é o estilo!

Já definiram o estilo da cerimônia e/ou recepção?

Para a escolha da identidade visual é muito importante ter em mente o estilo do casamento, que poderá ser rústico, boho, vintage, moderno, clássico, tradicional, e vários outros estilos que irão variar de acordo com o gosto do casal.

Esse ponto irá impactar diretamente nessa escolha, que deverá acompanhar além da paleta de cores o estilo da cerimônia e recepção.

4. Monograma ou brasão

Via Conviteria santa cruz

O Monograma ou brasão é um símbolo tradicional elaborado especialmente para o casal representando o inicio de uma família, através das iniciais dos noivos envolvidos por um conjunto de traços e formas, e utilizados nos itens de papelaria do casamento.

Atualmente é possível comprar o monograma pronto através da internet, personalizando-o de acordo com seu gosto, assim você receberá o arquivo com a arte pronta para impressão e poderá economizar. Além disso, há vários tutoriais que ensinam à você mesma criar seu monograma ou brasão.

Após o casamento vocês poderão aproveita-lo para personalizar vários itens para a casa, como por exemplo, o enxoval de cama, mesa e banho.

5. Fonte

Via Lápis de noiva

Escolher uma fonte que combine com o estilo de casamento e o monograma será essencial para harmonizar os itens de sua identidade visual.

Apesar de ser apenas mais um detalhe dentre tantos outros que envolvem o casamento, combinar a fonte escolhida com o estilo definido para identidade visual é muito importante.

As fontes poderão ser desde as tradicionais, clássicas e desenhadas, até as mais modernas.

O ideal é optar por uma fonte que fique legível após a impressão!

6. Onde e como usar

Via Casando em bh

Não há regras para a padronização dos itens de um casamento, a identidade visual poderá ser utilizada da forma que acharem melhor. O importante é combinar os itens e a mesma de forma harmoniosa, abaixo separei alguns exemplos para aplicação:

• Save the date
• Convites
• Lagrimas de alegria
• Chuvas de arroz
• Tags
• Menus
• Convites para madrinhas e padrinhos
• Convites para pajens e damas
• Chinelos
• Lembrancinhas
• Cartões de agradecimento
• Numeração de mesa
• Marcação de lugar
• Kit toalete
• Kit ressaca