Após elaborar a lista de convidados e definir a data, é hora de pesquisar e definir o local.

Recomendo não deixar a escolha do local para última hora!

O ideal é que seja definido logo após a elaboração da lista de convidados e escolha da data (esses serão essenciais para escolha), com pelo menos um ano de antecedência para facilitar negociação de preço e não correr o risco de encontrar locais indisponíveis quando a data estiver se aproximando.

Você vai gostar também Como escolher a data do casamento!

Via Vestida de Noiva

Confira 6 passos antes de escolher o local para o seu casamento!

Algumas perguntas devem ser respondidas antes de começar a pesquisa!

Após responder essas perguntas você poderá começar a pesquisar espaços que atendam os pré-requisitos necessários de acordo com sua necessidade. Em seguida eliminar opções que não se enquadram para economizar tempo na visita daqueles que já sabe que não vão atender.

1. LOCAL

Via Fazenda Vila Rica

A cerimônia será no mesmo local que a recepção dos convidados? 

É muito importante definir se a cerimônia e recepção serão realizadas no mesmo local, isso influenciará diretamente no orçamento. Alguns espaços não disponibilizam infraestrutura para acomodar mobília, equipamentos do buffet entre outros.

2. CERIMÔNIA E RECEPÇÃO

Via Google

Que tipo de cerimônia ou recepção queremos?

É preciso avaliar se o espaço que vocês procuram estará dentro do estilo e proposta para seu casamento. Vocês são um casal mais clássico ou moderno? Preferem estilos mais rústicos ou sofisticados? Um exemplo disso são as cerimônias mais rústicas que combinam bem com lugares campestres.

3. HORÁRIO

Via Lake House

Será durante o dia ou a noite?

Se vocês desejam realizar a cerimônia a noite, procurem conhecer os locais nesse horário para avaliar alguns pontos como segurança e iluminação. Caso prefiram cerimônias durante o dia procurem por locais com espaço ao ar livre que valorizem a luz natural.

4. CONVIDADOS

Via Casando em BH

Qual será o número de convidados?

Imaginem um lugar com capacidade para 150 pessoas comportando cerca de 300 convidados. O desconforto por falta de espaço poderá ser constrangedor, assim como em situações em que o espaço é muito grande para o número de convidados e não há mesas e cadeiras suficientes para distribuir no mesmo. Essas são questões que devem ser pensadas antes de fechar contrato. É importante optar por locais que possuam capacidade para receber seus convidados!

5. DATA

Via Pinterest

A data escolhida será em qual estação do ano?

Pode parecer bobagem mas não é! Em algumas estações ou meses do ano os locais são mais baratos devido a baixa procura. Um exemplo disso é o mês de Agosto, que possui grande disponibilidade para datas e serviços, devido à baixa procura pelos casais, o que facilita a negociação de preços.

6. ORÇAMENTO

Qual o nosso limite de orçamento?

Noivinhos e noivinhas, sei que é difícil mas é importante definir um limite de orçamento!
Essa pode ser a parte mais triste e que nos puxa para a realidade, por isso não se esqueçam de estabelecer um limite para gastos com o local. Isso facilitará na hora de procurar opções que cabem no orçamento e assim não correrão o risco de casar e endividados! A dica segue para o todo planejamento, nunca saiam fora do orçamento.