Sad depressed woman suffering from insomnia, she is sitting in bed and touching her forehead, sleep disorder and stress concept

Sobre sonhos chamados de pesadelos

0 Compartilhados
0
0
0
0
0
0

Você já teve um sonho muito incrível e do nada acordou mas fez de tudo para voltar a dormir e continuar o sonho? Provavelmente sim!

Mas você também já deve ter tido a horrível sensação de querer acordar e não conseguir, ou sentir um alívio imenso porque finalmente acordou e viu que era tudo um pesadelo.

Temos de 4 a 5 sonhos por noite. É importante ressaltar que os pesadelos também são sonhos, só que ruins, mas ainda assim sonhos. Quando dormimos é como se a divisória do consciente e inconsciente se abrisse. O que você vai sonhar é influenciado por aquilo que o seu inconsciente quer te dizer. Tendo também a ver com o momento que você está vivenciando, seus desejos e lembranças da vida.

Sim, o inconsciente quer te dizer algo!

Mas esse dizer não vem pronto e fácil, é preciso interpretá-lo. Geralmente não conseguimos fazer sozinho sendo necessário ajuda de um psicólogo.

Nos casos dos sonhos que ocorrem repetidamente. O seu inconsciente quer muito te dizer algo e possivelmente algo que ele tentou dizer outras vezes mas não conseguiu. Então ele começa a dramatizar cada vez mais, e pesadelos costumam ser assim! Inclusive mulheres geralmente tem mais pesadelos que homens.

Nos casos dos sonhos mais vívidos. Aquele que sentimos que não era sonho, era real, ocorrem na fase do sono REM. A fase de sono mais profunda que alcançamos e geralmente são os sonhos que mais lembramos.

Outra coisa que também precisamos nos atentar é quando contamos sobre um sonho, não estamos contando o sonho em si, e sim o relato dele. Ao contá-lo para alguém já fizemos novas interpretações. Ajustamos ele de forma que seja possível para o outro compreender. Muitas vezes nós mesmo não entendemos o que sonhamos e fazemos esses ajustes.

Nos casos em que não lembramos do sono, não pense que foi à toa. Você de fato não quis lembrar dele (de forma inconsciente) ou sua consciência não te deixar lembrar, como se fosse para te proteger. Quando se olha pelo lado da ciência, só é possível se lembrar de um sonho se o despertar ocorrer 10 minutos após o fim dele.

Na psicologia não se acredita que os sonhos são premonições ou querem dizer algo previamente interpretado, vou dar um exemplo: Essa noite sonhei com uma cobra aí a pessoa procura saber o significado de cobra no Google, que diz ser problemas financeiros ou traições. Além de completamente vago, os sonhos são particulares, cada caso é um caso.